Pesquisar
Turismo
Trilha das Tartarugas

PASSEIOS E ATRAÇÕES

Riozinho

Também conhecido como Pontal da Nice, distante do Pontal 3 km. O Riozinho de águas pretas é um lugar aprazível, freqüentado principalmente por famílias com crianças, bem próximo ao mar. Com ótimas Cabanas para atender.

Praia de Barra Seca

A 8 km de Pontal do Ipiranga, no sentido São Mateus, Barra Seca é uma pequena Comunidade, formada principalmente de pescadores. Além da bela praia, você poderá ainda observar um pequeno pedaço de mangue, o encontro do Rio Ipiranga com o mar, o cais onde você poderá comprar um peixe fresco. O local também oferece Cabanas, barzinhos e peixarias. Nesta Comunidade você também encontrará o Museu de Arqueologia.

Projeto TAMAR

Base situada na Avenida do Sol, oferecendo um Centro de Visitantes, onde você poderá saber tudo sobre Tartarugas Marinhas, desde a pesquisa, controle, preservação, monitoramento e proteção da espécie.

Programa EcoCidadania

Programa de Educação Ambiental da Petrobras, realizado pela Fundação Pró –Tamar com o objetivo de desenvolver a consciência ecológica. Atua na comunidade com várias ações, dentre elas a Patrulha Ecológica de Verão “Jogue Limpo”, Programa Transdisciplinar de Educação Ambiental, Laboratório de Ciências Naturais, Horta Comunitária,  Viveiro de Mudas Nativas, Biblioteca Comunitária, Programa de Educação Audiovisual, Trilhas e Produtos Ecoturísticos, Museu Histórico,Semana do Petróleo, Semana do Meio Ambiente, Coleta Seletiva, oficinas de Capacitação. Situado provisoriamente na Av. do Sol.

Trilhas

Ação implantada pelo Programa EcoCidadania e parceiros, oferece duas Trilhas de fácil percurso, todas bem sinalizadas e com importantes informações da região e podem ser feitas sem guias. A “Trilha das Tartarugas” e a “Trilha Anjos da Lagoinha” estão localizadas na Avenida do Sol direcionadas para a restinga do Pontal do Ipiranga com Portais indicando seu início.

Restinga

Restinga é o termo usual para designar o ecossistema que ocupa as planícies do litoral do Brasil, formadas por sedimentos de origem marinha. Pontal é agraciado com uma faixa de 300 metros de mata de restinga preservada, separando o Balneário da Praia, onde pode ser observada uma grande diversidade da fauna e flora. Para conhecer mais é só fazer o percurso das Trilhas.

Áreas Verdes

Cinturões Verdes de espécies nativas da nossa flora, que foram preservadas dentro do Balneário, destinadas para o uso coletivo.

Praia de Naturismo

Localizada em uma área privilegiada em Barra Seca, seu acesso se dá através de barco. E com várias regras a serem seguidas pelos visitantes. É a primeira praia de nudismo do Estado e a sexta praia oficial de nudismo do Brasil.

Vale do Suruaca

Região pantanosa localizada na região litorânea do Município, onde em um passado recente podia se observar uma fauna bastante diversificada. Atualmente existem muitas evidências (sambaquis) de população indígenas que viviam no local e utilizam os recursos naturais para a sua sobrevivência. Na década de 70 a região sofreu alterações, com a construção de canais, objetivando a drenagem das áreas alagadas para a implantação de pastagens, causando assim significativo impacto ambiental.