Pesquisar
A Vila

O Balneário do Pontal do Ipiranga está localizado a 53 km da sede do Município de Linhares e no percurso podem-se avistar grandes fazendas que exploram a pecuária leiteira e de corte. O surgimento do Balneário começou a acontecer por volta de 1982 através do Prefeito Luis Cândido Durão que sonhava em oferecer ao povo Linharense e turistas um local aprazível para descanso e lazer e em 1989 teve início às doações dos lotes para as construções das casas e pontos de comércios. Existem atualmente 400 famílias residindo efetivamente no local e a maioria de seus moradores é composta de aposentados, funcionários a serviço da Petrobras, pescadores, comerciantes e serviços ligados ao turismo.

Atualmente o Pontal do Ipiranga detém um grande fluxo turístico decorrente da sua beleza natural, praias despoluídas e festas populares.

Infra-estrutura

Cuidadosamente o Pontal do Ipiranga foi bem planejado com suas largas Avenidas bem iluminadas e continua sendo carinhosamente olhado até hoje para poder atender os seus moradores e visitantes. Além de suas belezas naturais o Balneário oferece: Os serviços do SAAE, Posto de Atendimento Médico, PSF, Posto de Correios, Delegacia de Polícia, Farmácia, Escola de Ensino Fundamental, Escola de Educação Infantil, Repetidoras de TV, Serviços de Telefonia (Fixa e móvel), Associação de Comerciantes, Associação de Pescadores, Associação de Moradores, Associação de artesãos,ONG Tabuiaiá, Grupo da Idade Feliz, Grupo de artesanato(Paiol da Arte) Posto de Combustível, Imobiliárias, Igrejas de várias religiões, Oficinas Mecânicas, Papelaria, Locadora, Padarias, Campo de Futebol, Coleta de Lixo, Limpeza pública, confortáveis Pousadas, Comércios diversificados, Bares, Restaurantes e Cabanas, além do povo hospitaleiro que se orgulha de morar aqui.

Lendas

Pontal do Ipiranga, também tem suas lendas, perpetuada até hoje pelos antigos moradores, onde podemos destacar: Lenda do Cemitério Morro dos Anjos; Lenda do Cambucá; Lenda da Tartaruga; Lenda do Rio Ipiranga e Lenda do Caju.

Artesanato

Muitas peças de artesanato podem ser adquiridas na comunidade feito pelos moradores como uma opção de lembrança, destacando as Telhas Decorativas, Bonecas em Cabaças, Quadros, peças em Papel Machê, em MDF, em Dècoupage, em Conchas, Bordados, Vagonite, Pinturas em tecidos, Macramê e outros.

Igrejas e Templos

Igreja Católica – Comunidade Sant’Ana – frente a quadra do Forró Pontal

Igreja Batista Canaã – 3ª Avenida Comercial

Igreja Batista Shallon – 3ª Avenida Comercial

Salão do Reino das Testemunhas de Jeová – Rua Papagaio

Igreja Cristã Maranata – 2ª Avenida Comercial

Congregação Batista da 3ª Igreja Batista em Linhares – Próximo da Escola

Grupo Kardecista

Benzedeiras